11 novembro 2005

A lenda de São Martinho

Associamos geralmente ao dia 11 de Novembro a prova da água pé e as castanhas assadas que começam a ser colhidas por esta altura. Achei interessante e espero que também achem, saber mais alguma coisa sobre este santo popular, o único festejado em epóca invernal.
Nascido entre 315 e 317 dc, em território romano, hoje integrado na Hungria, filho de militar, ingressa com 15 anos no exército romano, chegando a cavaleiro da guarda imperial.
Numa noite fria e chuvosa de inverno, Martinho ia a cavalo quando vê um pobre miserável quase nu e nada tendo para lhe dar, num gesto de solidariedade rasga metade da sua capa e dá-lha para que ele se proteja do frio.
De imediato, a chuva parou e os raios de sol irromperam por entre as nuvens e assim nasce o famoso "verão de S.Martinho".Sinal do céu! Seria milagre?
Depois deste episódio sente-se um homem novo. Baptiza-se e percebe que não pode continuar a perseguir os seus irmãos na fé, deixando de os ver como inimigos.
Com o tempo, as suas pregações, o seu exemplo de despojamento e simplicidade, fazem dele um homem considerado santo. Funda o mosteiro de Marmoutier, perto de Tours, cidade da qual mais tarde é aclamado bispo.
Morre em Candes no dia 8 de Novembro de 397, chegando à cidade de Tours no dia 11. O seu culto comeca logo após a sua morte.
Por toda a Europa os festejos em sua honra estão relacionados com cultos da terra, com previsões do ano agrícola, com festas e canções desejando abundância e nos países vinícolas do sul, com o vinho novo e a água pé. Daí os adágios "pelo S.Martinho vai à adega e prova o teu vinho" ou "castanhas e vinho pelo S.Martinho".

Comam muitas castanhas e bebam com moderação, se conduzirem.
Bom fim de semana para todos.

2 comentários:

cbarata disse...

Só quando publiquei o meu poste é que percebi que tu já cá estavas. Desculpa. A ti e ao S. Martinho.

Anónimo disse...

Estás perdoado. Há espaço para todos. Quantos mais melhor.Tem graça que quando publiquei um post dedicado ao avô reparei que também já tinhas falado nele no teu. Desculpa também.
Ainda bem que o recordamos de uma forma tão agradável.
O S.Martinho é que, como tem pior feitio que eu, ficou chateado!