25 outubro 2005

Continuem a fazer Mousse de Chocolate

Estava para comentar o comentário da Rita sobre a sua preocupação em não se poder comer mousse e o procurar alternativas vegetarianas e resolvi postar por achar que é do interesse geral e sobretudo dos apreciadores.
Existem no mercado, cá em casa usamos muito, embalagens com gemas e claras de ovo, separadas, pasteurizadas, que à partida oferecem garantia de não contaminação. Na embalagem, penso que não vem mencionada a temperatura a que o produto foi sujeito, mas pelo menos 70º deve ser ( com este problema é muito provável que passem a mencionar, como aliás já fazem em relação às salmonelas).
Vende-se na Cruz de Pau. O preço é económico, sai muito mais barato que as embalagens com os ovos inteiros. O único inconveniente é que as quantidades são um pouco avantajadas, mas existe sempre a possibilidade de os apreciadores se constituirem em Associação Contra a Erradicação da Mousse de Chocolate e se reunirem periodicamente para degustação desta especialidade.
Quem quiser saber mais informações sobre como adquirir o produto, contacte-me (não tenho comissão! ).

8 comentários:

Anónimo disse...

Tia Lena e querida mana: Como é que a pasteurização a 70º não coze minimamente as gemas? (70º é setenta graus e não septuagésimo).

Eduardo disse...

Boa pergunta, estava exactamente a pensar no mesmo... Mas (e venham os mais entendidos na matéria esclarecer) a pasteurização não implica uns 120 e tal graus?

Será que as claras serão pasteurizadas por métodos obscuros? Será que é um método exclusivo da Cruz de Pau? Será que a Tia Lena pasteuriza a Clara quando ela vem da escola?

Lena disse...

A água ferve a 100º, o ângulo recto a 90º. E os ovos "à la coque" cozem 3 minutos em água a ferver.
Se a água fervesse a 70º fervia num ângulo agudo.
Beijos
Lena (cinquentenária que não ferve a 50º)

joana disse...

eduardo, a pasteurizacao implica uma temperatura de 60 ou 70º C...
mas que raio de conversa é essa de não se poderem comer alimentos com ovos crus?? acabaram-se as GEMADAS?!?!?.... a gemadas da Vó Litinha, que de tão batidas, até pareciam brancas e cheias de espuma....
aqui na suécia não sei se se fala de algum coisa da gripe das aves. eles só sabem falar em sueco, e as minhas aulas (de sueco) ainda não começaram....!!!!

Lena disse...

Este ponto de ordem à mesa foi muito importante.
Acrescerá que para além do que disse a menina que no domingo vai estar em solo pátrio, a pasteurização das gemas pode ser feita também a -18ºC (portanto ainda sem direito a voto).
É nessa altura que caem as penas ao virus da gripe das aves, não confundir com a gripe de Newcastle cujas penas caem a outra temperatura.

Tio Mário disse...

Ó Caldinha, para além das boas-vindas, não queres dizer nada sobre este assunto?

Rita disse...

Pois eu, na ida disciplina de tecnologia dos produtos animais aprendi estas coisas da separação de gemas e claras e não fiquei muito convencida com o produto final. De resto nao me lembro das temperaturas, mas, meu caro irmão, com umas diferençazitas de pressão fazem-se maravilhas a baixas temperaturas

Tia Guida disse...

Com tanta confusão sobre ovos e pasteurização e mousse de chocolate, resolvi ficar muito sossegadinha á espera que alguém consiga resolver esta questão, faça a mousse e me convide para a comer. Fico á espera.