18 janeiro 2006

Há tanto tempo...

Querido blog,
Há tanto tempo que não te escrevo a sério, sem serem comentários, tsk tsk. Certo é que o tempo passa a correr, e acaba por não haver grandes novidades no dia-a-dia que mereçam destaque nas estórias familiares.
Mas quando olho, já quase passou um mês desde o Natal, como pode ser????
Nunca é demais dizer que o Natal foi muito bom. De maneira diferente, mas tão bom como os outros. Porque estavam todos os que puderam estar, e os que não puderam estar, estavam lá em lugar destacado na cabeça e nas conversas de todos nós.
O regresso à Suécia depois do Natal foi fresco e branco. Passámos o ano com uns amigos numa cabana muito gira ao pé de um lago, a cerca de 300kms a Norte de Malmö, ao pé de uma terra chamada Huskvarna. Esteve sempre a nevar, e os passeios pela floresta, que começava logo atrás da nossa cabaninha, tiveram um toque especial:




















Já comecei a treinar conduzir com neve e gelo. É uma sensação muito diferente e meio esquisita... tipo conduzir num constante e gigante lençol de água...
Agora depois das férias voltei ao dia-a-dia: aulas de sueco todos os dias, na escola estatal para imigrantes. 4 horas por dia, e trabalhos de casa, bem, é quase um emprego a tempo inteiro...

A pouco e pouco, já vou percebendo umas coisitas aqui e ali. Se tudo correr bem, daqui a uns meses já ando por aí a dizer umas calinadas em sueco :-).

de resto, o tempo por cá está frio (ontem a temperatura não chegou aos zero, esteve sempre nos "menos"), e o sol alterna com nuvens cinzentas. Mas pelo menos não chove, ou seja, não neva, que isto de andar de bicicleta com neve e gelo é uma aventura :-).

E para já são estas as aventuras de uma barata na suécia. Qualquer dia há mais :-)
Beijinhos

6 comentários:

Eduardo disse...

E eu sei bem o que é andar de bicicleta com neve e gelo.

A neve dói nos olhos quando se pedala a grande velocidade, o gelo pode doer no resto do corpo se a queda for violenta...

cbarata disse...

Hoje ao fim da tarde, a correr, vim aqui e estava cá a Joana. Fiquei muuuuuita contente. Agora, cheguei de Santarém a pensar que estavam aqui comentários, ao menos dos "habitués", e só cá estava o do Eduardo (por sinal bem giro). A Joana tem que ter milhões de respostas para ver que é muito querida aqui nesta treta deste blog. Não é? beijinhos pó povo todo.

Lena disse...

Por cá tb vai estando algum frio. Graças à simpática oferta dos Malmoenses posso agora estar permanentemente on-line com as temperaturas gélidas desta terra, fora e dentro de casa. Por vezes a diferença não é mais de 3 graus.
Antes de me arrepiar toda, vou ver a temperatura para ver que intensidade hei-de dar ao brrrr......
Não sou nada sugestionável, pois não?
As fotografias na neve são muito bonitas, embora não se consiga perceber quem são os protagonistas. Parto do principio que são vocês.
Contrariamente à generalidade das pessoas não tenho grande paixão pela neve. Aquela brancura toda sufoca-me. Tenho uma sensação estranha, difícil de explicar.
Portanto, quando aí for, quero que encomendes uns dias bonitos cheios de sol. O frio na rua não me incomoda muito.
Continua em grande força com o estudo do sueco. Vai com certeza ajudar-te muito nos objectivos que te propões.
Beijinhos para o Murat e para ti.

Tia Guida disse...

É tão bom saberem-se novidades pelo blog. Quando tu dizes que não tens notícias relevantes para dar, fico a pensar se não estarás enganada. É bom saber que vai tudo bem, e mesmo com qualquer coisita que se conte ficamos contentes e parece que estamos fisicamente mais próximos. Vai daí, gostei muito de tudo o que contaste, sobrinha e, embora partilhe da opinião da tia Lena ácerca da neve, fiquei com a ideia de ser tudo lindíssimo. Escreve sempre Joana pois gostamos muito de te ler. Beijinhos e abraços para ti e Murat.

Rita disse...

Huskvarna é também uma marca de aparelhos de bricolage industrial :) Tipo serras e tractores! heh certo?

Eu não sei o que é andar de bicicleta com neve e gelo, mas não sei se é grande perda da minha parte.

Svenska finns lätt! Ou não...

joana disse...

e chama-se Huskvarna, porque vem daquela terra! Pelos vistos, em tempos também produziram frigoríficos, e arcas congeladoras, e outras dessas coisas...

Svensk är inte än lätt, men det vill redan komma. Man måste bara vara en lite tålmodig :-). Vi ses!!