18 dezembro 2005

Dear Blog

Querido blog:
Gostava de te contar que fui ontem, dia 17 de Dezembro, mais 35 da minha família, fazer um almoço a Tomar no Restaurante Lúria. Bem importante é tu ficares a saber que foi a Inês, aquela das duas filhas, que se lembrou disso e todos achámos que foi uma bela ideia. Só não foi quem não pôde e assim nos juntámos o José Eduardo, o Rodrigo e mais o Rodrigo, e o Eduardo, a Cláudia, a Lena, a Rita e a Rita, o Vasco, a Raquel, a Leonor, a Madalena, a Madalena, o Rui, o João Maria, o Luís Veras, a Bela, o Guilherme, a Leonor, o pai dela que também é João, a Clara, o Afonso, o Nuno, o Carlos Augusto, o Diogo, o Mário, a Ana Luisa, o Fernando, a Guida, e a Margarida, a Mariana, o Pedro, a Teresa, a Maria da Graça, o Miguel e até a Inês.
Chegámos praticamente todos atrasados mas não demasiado. Fomos carinhosos como sempre e barulhentos como nunca. Comemos como nem imaginas, que o que nos apresentaram para tal fim era apetitoso e a fome era muita.
Das entradas, comidas antes de nos sentarmos, lembro o queijo de cabra com tomate e orégãos, as sardinhas no forno com cebolada e azeite, uma variação semelhante com Sável, ovas cozidas com feijão frade, enchidos vários muito gulosos, passas de figo com polme, idem com feijão verde, açorda de silercas (cogumelos lá da terra) apresentadas dentro da carcaça de um pão de quilo e outras coisas que já se me varreram.
Repara, querido blog, que se digo tudo isto é para tu saberes e eu não me esquecer.
Não me esquecer é como quem diz! Eu só me posso esquecer dos pormenores porque em relação aos pormaiores isso é impossível.
Depois houve sopa de peixe. Muito boa. Muito boa e profusamente repetida.
Os resistentes comensais ainda comeram uma carne no forno com acompanhamentos a sério. Mais açorda de silercas (que deve ser comida de bruxa), grelos, batatinha assada e salada de tomate e cebola migada.
Os doces não deixaram grande história até porque, como sabes, nesta família ninguém gosta de doces. E aqui fica esta mentira para cortar o rigor da descrição.
Ao fim demos um merecido e lindo ramo de rosas à nossa provedora da refeição, a querida Inês. A maior parte de nós ainda passou em Tomar para um cafezinho no Paraíso e à despedida só nos consolámos com a perspectiva do próximo encontro no Natal da casa da Tia Lena e do Ti Mário.
Para quem não esteve lá vai um beijinho especial e o desejo de que, para a próxima, tenham também o gosto de suportar tudo isto.
A próxima será quando for, e o humilde autor destas linhas vai ser o convidador. Já estou a juntar dinheiro para honrar tão saboroso compromisso. Adianto que as minhas flores favoritas são as couves(-flores) mas também recebo em grelos.
Viva o 17 de Dezembro de 2005
Viva a amizade entre nós
Viva a Inês e todos os outros
Glória a todos os ausentes
Glória in excelcis Deo
Abaixo a minha cabeça e cumprimento-te respeitosamente
Querido Blog

Na fotografia de grupo falta a Madalena fotografiadora e o João Maria, que se recusou a ser retratado.

3 comentários:

cbarata disse...

Eu não preciso de me sopeirar.

joana disse...

Tio Caú, gostámos muito da descrição. ficámos a salivar, ao ouvir tão boa comida.... obrigada :-).
temos muita pena de não termos podido estar presentes, porque os eventos Barata são sempre bons, apetecíveis e de chorar por mais.
Ainda bem que o Natal está à porta, e que voamos para terras lusas já na 5a feira, porque as saudades apertam.
Beijinhos grandes para todos, miúdos e graúdos. Até Sábado!!! os suecos

Tio Mário disse...

Quitério José

Cuida-te.
O teu posto começa a estar em perigo.