03 fevereiro 2006

Euphorbia pulcherrima



Esta lindíssima planta, oriunda do México é mais vulgarmente conhecida entre nós por Estrela de Natal.
Acontece que a que é exibida nesta fotografia, oriunda quiça, da China, confeccionada em seda chinesa ou tafetá de primeira qualidade, pertencia à colecção de exóticas da Avó Lia.
Ocupava lugar de destaque na cozinha, em cima da máquina de lavar roupa, à esquerda de quem entra, como devem estar lembrados.
Beneficiava de cuidados frequentes da sua dona, tais como; água, adubo, um jeitinho aqui outro ali, enfim.......tudo aquilo a que tinha direito.
Certo dia, numa das minhas visitas a casa da mãe/avó, comento a "beleza" da planta, com um leve tom de gozo, referindo o facto de, muito provávelmente, ter vindo de alguma ranhosa "loja dos 300".
Qual não o meu espanto quando me apercebo do espanto da mãe/avó. Dotada do grande humor que todos lhe conhecemos, desata numa gargalhada contagiante e diz-me:
-"Ah! eu bem me admirava que a flor durasse tanto! mas, atribuía isso aos bons tratos que lhe dava..."

Como pequenas coisas, aparentemente tão insignificantes nos trazem memórias tão agradavéis e engraçadas.
A dita planta ocupa, desde que a trouxe de Almada, lugar de honra no parapeito da janela da minha cozinha.
Cada vez que lhe ponho os olhos em cima, lembro-me da mãe e rio-me...!

1 comentário:

Rita disse...

hehehe, que maravilha :)