12 fevereiro 2006

Avó Rufina - 120 anos

« Reza determinado livro de assentos de baptismo que no dia 13 de Fevereiro de 1886 nasceu na vila de Almeirim uma menina a quem foi posto o nome de Rufina Margarida ao ser levada pela primeira vez á Igreja Paroquial para se fazer cristã.» É assim que começa uma missiva escrita pelo avô Zé para a avó Rufina há precisamente 40 anos quando ela fazia 80 belas primaveras. Gostava de ser capaz de escrever qualquer coisa sobre a Avó que contribuisse para todos a conhecerem melhor. Pode parecer um lugar comum, mas é mesmo verdade - eu tive a melhor Avó do mundo. Tive o previlégio de viver em sua casa durante os anos em que andei a tirar o curso, e todas as memórias que tenho desse tempo são tão boas que me é dificil destacar episódios. Lembro a sua preocupação em receber bem as minhas amigas que iam estudar comigo lá para casa, muitas vezes noites inteiras (coisas feitas á última hora),arranjando -nos miminhos para nós comermos... lembro quando eu não saía ao fim de semana a sua preocupação por eu não me divertir...lembro os recados cheios de humor que me escrevia quando ia de férias e me deixava tarefas para eu fazer, como dar comer ao gato e outras...lembro os gestos tão dela, como sacudir com as mãos as migalhas de cima da mesa, ou atirar o saco de guardanapo para trás das costas. Era tão querida esta Avó , contava tão bem episódios da sua longa vida que eu ficava deliciada a ouvi-la. Fiquei íntima da Dona Maria Batalha... das irmãs Bouto... e com a impressão de ter assistido a todas as festas descritas com tanto colorido. Embora tenha sempre presente a memória desta Avó tão querida, hoje tenho-me lembrado mais da Avó Rufina do que é costume, talvez com a preocupação de escrever alguma coisa sobre ela no blog, e isso leva-me a concluir que ela não morreu nunca na nossa memória e no nosso coração e esse facto só vem provar o que eu antes disse: eu tive a melhor Avó do mundo. (Parece-me que ainda por cima o seu exemplo foi tão bom que a geração a seguir teve também a melhor Avó do mundo). As fotos que aqui vão foram tiradas no dia 13 de Fevereiro de 1976, fazia a Avó rufina 90 anos, precisamente há 30 anos.

1 comentário:

Rita disse...

Faltavam 3 anos pra mim...