05 fevereiro 2008

Recordações


A Senhora Dona Maria Antónia Tamagnini morreu. Pode-se sempre pensar que devido á sua idade avançada era uma notícia esperada, e talvez fosse, não digo que não. É um facto, que com o desaparecimento destas "Mães de Tomar"me sinto sempre como se fosse também um bocadinho de mim e do meu passado do qual elas fizeram parte importante. È muito bom recordar as vezes que eu ia brincar lá para casa, com o Janjam que era o mais próximo em idade e de passarmos umas tardes muito divertidos no quintal, que era bem giro e tinha muitas árvores. Lembro-me dos lanches, e de outras coisas ligadas á minha infância e á amizade que durante tantos anos fez parte natural das nossas vidas. È verdade que a Sr. D. Maria Antónia teve uma vida longa, mas para os amigos e sobretudo para os filhos nunca é a hora certa, queremos sempre mais. Manteve ao longo de muitos anos, talvez mais de 70, uma grande amizade com a nossa Mãe, destas amizades fortes e profundas , com a naturalidade dos anos de convívio. Quando estive hoje demanhã com os filhos, Zé Augusto, Janjam, e Tuí senti e entendi o seu desgosto e senti em simultâneo uma enorme saudade das nossas infâncias que foram tão boas em grande parte devido as nossas Mães de excelência. Beijinhos queridos amigos.
A fotografia junta foi tirada na última vez que a Mãe foi aos anos da Sr. D. Maria Antónia, penso que a festa foi no Club Naval de Cascais, já lá vão 3 anos.

4 comentários:

Lena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lena disse...

Dada a "grande diferença" de idade entre nós, não tenho as mesmas recordações, não brinquei com o Janjan, mesmo sendo ele também o benjamim da família, mas lembro-me dos serões de jogatana em nossa casa, homens dum lado no Bridge, senhoras do outro, à Canasta, o carrinho de chá transportando iguarias apetitosas nas quais só punhamos a vista nestas ocasiões e que sorrateiramente surrupiávamos até sermos apanhados.Era um divertimento, adorava vê-los entrar pela porta adentro, o meu noivo General Meira e todos os outros viciados. Divertiam-se imenso!
A maior parte deles já foram embora, resistiram alguns que foram ficando mais um tempo, entre os quais a Sra.D.Maria Antónia, de quem a mãe muito gostava e eu também. Viveram mais do que os outros o que também permitiu que nos ligássemos mais. Faz pena vê-los partir, mas é bom ver que tiveram uma vida boa, pessoas de quem gostaram e que corresponderam e que tiveram também um fim digno. Acho que não podemos desejar mais, sabendo que nem toda a gente tem esta sorte.

Rita disse...

Assim de repente parece que é só óbitos, mas hoje no meu grupo de amigos nasceram também um menino e uma menina...
Se calhar para poderem vir uns têm de ir outros...

cbarata disse...

As minhas inspiradas manas escreveram coisas muito bonitas . Quando recordamos os que se vão ficamos com saudade do que vivemos com, ou perto dele´s. É uma nostalgia doce que só pode experimentar quem "cheirou" a felicidade.