13 outubro 2006

Notícias da Escola Naval - Um post 3 em 1



Começo com a Galeria dos Directores da Escola Naval. É como vêem uma galeria de retatos de Oficiais de Marinha que dirigiram a Escola Naval ao longo do tempo.
Porquê aparecer no blog?

O pai da Tia Teresa foi Oficial de Marinha e Director da Escola Naval.
Hoje no dia do Compromisso de Honra do Guilherme fomos ao primeiro andar fotografar o conjunto e o pai da Tia Teresa.



O Compromisso de Honra é um Juramento que os candidatos fazem e em que de uma forma resumida se obrigam a um bom comportamento moral e cívico e ao respeito dos seus superiores, inferiores e iguais, realçando a cortesia, a camaradagem e a disponibilidade.

Depois do Compromisso de Honra, julgo eu, passam então à condição de Cadetes (mansos). Seguir-se-ão as as actividades escolares, militares e desportivas, e "obviamente" as praxes.

Depois de 4 ou cinco anos de estudo e formação, serão então Oficiais da Marinha.

Falta só dizer que o primeiro a tentar este caminho foi o Eduardo.

Se tivesse ficado tinha sido Médico Naval (especialidade que acabou na Marinha).

Na verdade o primeiro primo que esteve na Marinha foi o Pedro Barata Corrêa que fez a tropa como Médico Dentista, e a quem quando o fui visistar à Base do Alfeite preguei involuntariamente um enorme, mas mesmo enorme, susto.

4 comentários:

Rita disse...

Olha, sou a primeira :)
Queria mais uma vez felicitar o primo Guilherme, já agora, também o pai da tia Teresa, o meu irmão, o senhor doutor Corrêa e quem mais quiser ser felicitado.

Eduardo disse...

Obrigado pela felicitação. Eu também felicito os de cima, incluindo a minha irmã, o pai e a mãe dela e o Tio Mário que escreveu o post.

cbarata disse...

Então como é que foi a história de susto?

Tio Mário disse...

Um dia que não fui trabalhar fui visitar o Pedro à Base do Alfeite.
Depois das identificações e de no Portão Verde se terem cerificado que ele estava, mandam um marinheiro comigo para me levar até lá. Eu não ouvi nada do telefonema mas tinha dito que era primo dele.
Ao telefone disseram-lhe: - O seu irmão está aqui Senhor Doutor.
Quando lá chego abaixo vejo o Pedro muito branco a espreitar pela porta do ganbinete à espera de uma má notícia porque o Joaquim o tinha deixado na vedeta em Lisboa uma meia-hora atrás.