09 outubro 2006

Especialmente dedicado à geração mais antiga

Antes de mais e só para os meus manos: (Sem olhar para o resto do post) Onde foi tirada esta fotografia?


Há coisas que existem enquanto os que as viveram ainda se lembrarem delas. Acho que nunca mais pensei na "piscina da fábrica", onde fui tantas vezes com os meus pais e irmãos, mais os amigos deles todos. É a Tomar dos anos cinquenta em que tinhamos o previlégio de frequentar um artigo de altíssimo luxo pois, por essa altura, as piscinas em Portugal eram quase inexistentes.
Das muitas coisas que recordo destaco duas: O dia em que a minha irmã mais pequenina se fartou de avisar "hoje vou nadar" e, cumprindo a promessa, atirou-se à água. Se não fosse o Zé Barata ter reparado e ir pescá-la... Outra coisa é a imagem, um bocado nublada pelo tempo, dos rapazes a tomarem banho com as batas do Colégio que tinham ido "roubar" aos balneários femininos.
Depois lembro-me dos piqueniques, da beleza da piscina, dos balneários de madeira, da entrada na parte mais funda que parecia uns banhos romanos, da prancha de saltos, dos passeios no exterior até ao açude de pedra, de um tempo que dá muita saudade à gente todos que vivemos aquilo. Não é?

6 comentários:

Anónimo disse...

Não estou a reconhecer onde foi tirada a fotografia.É a piscina? ou o caminho para lá? se é a piscina está completamente abandonada. Que pena!
Tenho excelentes recordações das idas à piscina e recordo como se fosse hoje do nervosismo com que assistia ao telefonema para saber se lá podiamos ir.
Claro que também me lembro da minha decisão de começar a nadar e dos avisos que fiz durante alguns dias, que foram ignorados por todos.
Nesse dia fui o caminho todo, no carro, a mentalizar-me que tinha mesmo que ser e foi...mas a minha madrinha deu por isso e chamou o pai para me ir salvar. Obrigado pai!
Grandes tempos!

cbarata disse...

Claro que é a piscina. Na Cidade de Tomar vêm mais duas fotos mas o panorama é o mesmo. A selva amazónica lá da nossa terra comeu aquilo tudo.

Tio Mário disse...

Sem me querer armar ao pingarelho também eu fiz uma dessas. ìamos normalmente para o Rio Ceira tomar banho. E eu sempre que ia contava até 3 e atirava-me para a margem. Um dia já no limite do pé a margem foi a outra e também o meu pai me veio buscar já com um pirolito ou outro.
Ainda havia pirolitos....

Anónimo disse...

Parece muito mais estreita. Sou eu que estou mais larga. Da curva lembro-me bem.

Rita disse...

Hmmmmm Piscinaaaaassss

Clara disse...

Nao sei qual é a origem da fotografia, mas é muito bonita :)

BeijinhO