29 março 2006

Saudades


Apesar de estar na boa companhia dos meus mais próximos familiares...

Estou aqui ao computador a ver fotos da minha familia e decidi colocar esta, que nunca foi vista, pois estava num cartão perdido.

Foi tirada no dia 7 de Setembro e ......, fiquei sem palavras, as saudades crescem a cada dia que passa.

Abraços para tds, da Barata Veras João

Formiga


Apenas queria partilhar com esta familia de Baratas que as formigas também cá andam... Esta foto, de minha autoria, tem cerca de 20 dias! Surgiu nma visita de estudo a uma herdade perdida no Alentejo, quando eu, sentado no chão, observo atentamente todos os mivimentos desta formiga... os caminhos insertos... as indecisões... os obstáculos... Tirei muitas fotos, mas esta, em particular, sobressai...

Não tinha mais nada a dizer, mas tinha saudades de postar no nosso blog!

Beijos e abraços para todos!

27 março 2006

Telenovela sueca em dia de aniversário


Sevgili Murat,

Saglik, mutluluk ve basari dolu mukemmel bir gun diliyoruz sana. Dogumgunu
haberin turkce olarak blogumuzdaki diger insanlara ulasacak.
Tebrikler ve hepimizden kucak dolusu sevgiler.

Espero que todos consigam ver a fotonovela.
A tradução para turco nada tem a ver com a fotonovela. É um pequeno texto de parabéns e de bons votos e foi feita por um amigo do Murat que não conheço, mas espero vir a conhecer quando formos a Malmö comer Feives.

26 março 2006

Parabéns Murat (March 27)


Dear Murat

we wish you an excellent day, very cheerful, and with a lot of happiness and health.
Congratulations and a great hug of us all.

Atletas do ano


Reparem na elegância destes dois participantes na "Mini-Maratona que Atravessa a Ponte 25 de Abril". Fizemos o fabuloso tempo de 1h e 14m com paragens várias para ver a vista, tirar fotografias e andar mais do que correr. Almocei depois com a Rita e o Eduardo.. Ela tinha também feito a travessia e ele esteve toda a manhã a dar natação na piscina da Casa Pia.
Foi muito agradável e recomendo. Qualquer dia ainda vai a baratada toda fazer uma travessia colectiva com posterior almoço a condizer. Tinha a sua graça.
O José Eduardo e a Teresa foram hoje para Malmoe e espero que aqui dêem notícias.

25 março 2006

Convite de aceitação obrigatória para almoço






Venho convidar toda a família para o a já prometido (por mim) almoço a realizar no DIA 25 DE JUNHO, ÀS 13 HORAS, NA COUDELARIA, NA "COMPANHIA DAS LEZÍRIAS".
O local é na margem sul do Tejo entre Alcochete e Porto Alto.
Eu tive que reservar com antecedência porque procurei que a Joana e o Murat estivessem presentes e porque o sítio onde vamos é muito requisitado. Quando pus como alternativa o dia 18 de Junho disseram-me que já não era possível.
Como é difícil combinar a melhor data com todos só comuniquei antecipadamente aos Beirões longínquos e aos estrangeiros. Quanto aos outros espero notícias confirmativas aqui. Marquei para 30 e poucas pessoas e tenho o compromisso de dar o número exacto no início de Junho.
Beijinhos para todos.
Ah! É verdade!! O menu é buffet de "cozido de carnes bravas". Uma delícia.

São 14.49

São 14.49. Farto de abrir este blog e ver a hora errada venho por este meio comunicar que são 14.49.

20 março 2006

são 18h26 e...

...está a começar exactamente agora, no momento em que escrevo estas palavras, a Primavera, segundo a definição em que esta se inicia com o equinócio de Março.

Venham menos roupa, mais sol, menos chuva, mais andorinhas, menos constipações, mais espirros da minha alergia, menos pessoas rezingonas, mais um ano para mim, menos dias enfiado em casa, mais horas com luz. Como a Rita diz, que todos sejam contagiados pela primaverite aguda, e que andem a resplandecer pelas ruas como se tivessem raios luminosos a sair dos cabelos e dos sorrisos.

O Verão segue dentro de momentos.

Aniversários no próximo mês de Abril

Para que deixemos de andar todos envergonhados, tentando arranjar desculpas esfarrapadas para felicitar os aniversariantes quase sempre no dia seguinte aos dias dos seus aniversários, aqui vai a lista daqueles que vão acrescentar um ano aos que já têm:

ABRIL
dia 2 - Eduardo- 24 anos
dia 3 - Margarida-31 anos
dia 28 - Rodrigo- 35 anos

e a tia Maria José que fazia anos no dia 6 (lembrou a Guida)

************
Agradeço aos possuidores das tão faladas listas, que nunca apareceram, o favor de confirmarem se me esqueci de alguém.

19 março 2006

A Tia Graça Blogou

Desculpem mas acho que este comentário da minha irmã merece promoção a Post.

TIA GRAÇA said...
Ena a Tia GRAÇA acordou para o blog!Fiquei muito comovida com os miminhos para omeu filho Diogo!TEM uns tios muito queridos!nestes dias tão impiortantes para as nossas vidas julgo que todos sentimos o mesmo:uma enorme saudade da nossa querida AVÓ LIA que era sempre aprimeira a pegar no telefone para felicitar os seus queridos filhos,netos e bisnetos! Imagino a sua alegria e vaidade com o bom exito do nopsso "marinheiro" Miguel!Muuitos parabens dos Beirões! Carlinhos não podes repetir o espectaculo da TV? Fico sempre com muita pena qdo.não consigo ver-te!quanto á "nossa casa de Tomar" ,como eu gostaria de a fazer voltar para nós!Pode ser que o euromilhões faça uma gracinha e sonhar é fácil!!!Beijinhos para todos os bloguistas e não só.

19 Março, 2006 19:31

Agradecido

Não tenho dúvida que expressamos melhor os nossos carinhos quando estamos a escrever. Eu não me lembro, nem na incrível celebração dos meus 50 anos, de me terem escrito coisas tão bonitas. É que eu sei que há quem goste de mim mas sabe-me muito bem ouvir dizer isso. Por isso quero aqui agradecer a todos os que me fizeram sentir bem ontem.
Tive uma festinha aqui em casa que correu muito bem e para onde não convidei todo o povo leitor por contingências físicas que decerto todos compreenderão. Quando comprarmos a casa de Tomar podem estar seguros que lá estãrão todos os que assim desejarem.
Estou muito contente e agradecido.

Hoje é Dia do Pai

Deixo aqui uma homenagem a todos os Pais desta família desejando que os respectivos filhos se portem hoje melhor do que é costume. Aos seguintes Pais: Fernando, Jéjá, Luís, Cacuca, Mário, Miguel, João Bandeira, Rodrigo, Rui, João Veras. Uma beijoca para todos e um bom Dia do Pai.

Aviso à Nação Baratista- "Direito de Resposta"


A propósito da notícia publicada neste Post no dia 15 último, venho muito comovidamente agradecer ao meu querido irmão, não só a informação de que a casa onde nasci se encontra à venda, como também pela primazia que ele insiste em me dar ( devia querer dizer, Irmãzia), de ser eu a comprá-la.
Aproveito para expressar, pela primeira vez em público, o grande orgulho e a gratidão que tenho por os nossos pais terem adquirido uma casa tão bonita, premiada até!, para que eu pudesse nascer no maior dos confortos.
Poderiam ter optado por comprar uma maternidade a sério, que serviria mais gente, mesmo correndo o risco de ser uma das que o Sócrates vai fechar, mas não, fizeram questão de me proporcionar um atendimento exclusivo.
Isto de ser a mais nova da família às vezes tem destas coisas.
Obrigado aos meus pais.

A sugestão não caíu em saco rôto, e fica aqui a promessa de a adquirir, caso seja bafejada com um prémio tipo Euromilhões ou Totoloto, e de a pôr à disposição de todos.
Não queria deixar passar o dia sem te dar os parabéns bloguistas pelos teus anos.... mas deixei pois já não é dia 18 e sim dia 19. Como já vai sendo hábito aqui vão mais uns parabéns no dia seguinte . Bem, o Luís e eu tivémos hoje um dia enorme que começou ás oito da manhã com a alvorada e partida para Tomar com a Nini ( filha de Zé Mendes) a quem demos boleia. Fomos buscar o João, a Sara, a Raquel e o Lucas e rumámos aos Vargos onde havia uma concentração de amigos da Marta, que lhe iam fazer a surpresa de almoçar com ela num restaurante em Torres Novas. Lá partimos para a dita cidade, para um restaurante onde comemos muitíssimo bem em géneros e em companhia, indo depois acabar a tarde aos Vargos. Para que conste a Marta fez 30 anos no dia 13. Por volta das 19 horas voltámos para Lisboa e dirigimo-nos a Oeiras onde nos esperava um lauto banquete de aniversário do meu mano Carlos Augusto, onde já vai sendo hábitome pendorarmo-nos todos os anos, embora os anfitriões se esforcem por nos receber o pior possível. Imaginem todos os que me estiverem a ler que este ano havia uns copos personalizados com os nomes de cada convidado onde, como já se está a adivinhar, não constavam os nossos.. e depois cheios de desculpas esfarrapadas, e porque torna e porque deixa, e tal e tal, sempre na tentativa de nos fazer desistir, mas não nos conseguiram convencer e para o ano lá estaremos nós outra vez pendurados, prometemos. Para já, embora mal recebidos comemos maravilhosamente bem. Os doces são do outro mundo. Saí de lá um bocadito mais gorgita, é certo, mas muito consoladita. Finalmente, quando a gente faz menção de vir embora, pensam que eles insistem para ficarmos mais um bocadinho? não senhor! Vão logo para a porta empurrando-nos suavemente para a saída, com medo que a gente se arrependa e volte a entrar.Tenho um conselho para lhes dar-têem que nos tratar menos bem, ou arriscam-se a ter-nos mais vezes á pendura. Com este arrazoado acabo este comprido dia e vou dormir que bem preciso. Ámanhã há mais. Beijinhos a todos e boa noite.

18 março 2006

O meu pai faz anos.

Pois é, o meu pai faz anos.
E sendo que metade dos meus genes se devem ao facto dele ter nascido, posso dizer que metade de mim também faz anos (ou não posso?)
Muitos parabéns pai! Gosto muito de ti e tenho muita sorte por me teres calhado na rifa :)
Deixo uma foto bonita para o Eduardo colocar, uma vez que eu sou uma rapariga sem computador próprio, sempre à boleia do dos outros.
PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!! :*

E Viva o Carlos Augusto!







Até me custa pensar que já tens 54 anos, sobretudo porque subtraio 2 e sou forçada a tomar consciência que já tenho 52. Bolas, estamos mesmo velhos!
Não venho aqui, como virão os outros três, dizer que tive uma grande alegria no dia em que tu nasceste.
Tenho, no entanto, a certeza de que sou a única dos quatro a ter as melhores recordações da infância, que sem ti não tinha tido a menor graça.
Ainda bem que nasceste!
Parabéns!

17 março 2006


Faz hoje precisamente 39 anos que eu tive uma enorme alegria: fui tia da coisinha mais linda que se pode imaginar. Ainda me lembro da emoção, pois como foi o primeiro bébé desta geração, todos nós ficámos mais ao menos "histéricos". Eu ,assim que pude, fui para Mangualde conhecer a linda criança, munida de uma máquina fotográfica, e assim que lá cheguei comecei a fotografar a criança e sua respectiva mãe, indo ao extremo de acordar de noite quando a mãe lhe dava de mamar, e ia lá ao quarto tirar umas fotos. Não ficaram nenhuma obra de arte mas, quando as vejo e me lembro desses tempos ainda me rio com a paciência que a minha mana e o meu cunhado tiveram para me aturar. Tive mais tarde o previlégio de ser convidada para madrinha do Diogo coisa que me levou completamente á loucura. A foto junta como se percebe foi tirada no dia do baptizado e estamos os dois muito lindos... eu estou com aquele ar entre o derretido e o de grande responsabilidade que o cargo acarretava. Até hoje tenho sentido sempre pelo Diogo um amor "tial" muito grande, e por tudo o que ele me proporcionou de alegria, ao fazer de mim tia, eu lhe desejo muitos parabéns e um dia de anos óptimo junto da tua família mais próxima, que, não desfazendo, é uma categoria. muitos beijinhos querido sobrinho.

Diogo "first holidays"



Procurei nos arquivos fotográficos da família e encontrei esta fotografia do Diogo, ao meu colo, bebendo o biberão, na praia da Figueira da Foz, em Setembro de 1967, onde passávamos férias.
Era mesmo giro, não era?


P.S:os parabéns seguem à laia de comentário no post do TioCaú

Parabéns padrinho!

Daqui mando ciberneticamente um grande beijinho de parabéns ao meu padrinho.



















Espero que passes um dia porreiro e relaxado!
Beijinhos da afilhada
:-)
Nota de rodapé - a foto foi surripiada da colecção da família Simões e foi tirada no Natal 2004.

Ùltima Hora

Eu devia ter vergonha mas, vejam a homenagem que me fizeram neste local http://dosquatrocaminhos.blogspot.com/.
Tem que se clicar para ver o vídeo.

Diogo

Eu queria muito escrever um post exaustivo a descrever uma história em que eu e a Tia Lena nos abraçámos muito no corredor quando percebemos que, de manhãzinha, o nosso pai estava a receber a notícia telefónica do nascimento do Diogo. Eu fazia no dia a seguir 15 anos e a Lena tinha 13 e estavamos super-contentes com o novo estatuto de tios.
Mas não tenho tempo. Tenho a chegar à minha porta um meliante que me vai levar para o Porto onde vou passar pela vergomha de ir à RTP1 a um programa em directo a emitir esta noite.
Muitos parabéns Diogo.

16 março 2006

O tio mário sabe...





Aha! o Tio Mário sabe destas coisas de abusar do caroteno, e pôr cenoura demais na sopa :).

Esta foto foi recebida através de fontes secretas, directamente da Associação de Protecção dos Direitos da Cenoura!!!

Favadas....


Pois é, eu sei que não tem nada a ver, mas é só para dizer que hoje, aqui pelos confins da Suécia, que continua no mais frio dos Invernos, estou a tentar cozinhar, pela 1a vez na vida, umas FAVAS À PORTUGUESA.

Não faço ideia se sairão bem ou não.... toucinho não encontrei por aqui, tive de improvisar e comprei umas peças esquisitas de porco... no fundo, o sabor não irá dar ao mesmo...? chouriço tinha aqui um que trouxe em Janeiro, vá lá. E as favas são libanesas, da loja dos árabes...
Quem não tem cão, caça com gato ;-).
Beijinhos a todos!

15 março 2006

Aviso à nação baratista

Comunico que se encontra à venda a casa que de nós foi em Tomar. Vi lá o anúncio de venda com número de telefone mas não o trouxe não fosse dar-me a tentação de esportular as massas para a sua aquisição. Também não sei o preço. Quem estiver interessado diga-me que eu mando lá alguém para tirar os dados do vendedor. Apesar de ser muito importante para esta família só lá nasceu a Lena. Razão pela qual acho que é ela que vai comprar o imóvel. Eu dou-lhe a primazia e até lhe concedo a minha parcela de crédito. Boa noite e beijinhos.

14 março 2006

Família de ruivas



A prima Clara também se mascarou de ruiva, quando tinha a idade da Leonor. Aqui vai uma fotografia da época.

13 março 2006

Viva o sobrinho João

Para não cometer a mesma falha cometida no aniversário da Ana, passei o dia todo a pensar no blog, no João e a pedir ao Tio Luís que me puzesse a fotografia, pois eu é coisa que não sei fazer. Enfim, quando cheguei a casa, já tarde, pois sou uma pessoa cheia de afazeres, fui oa blog e lá estavam já duas mensagens de parabéns para o dito cujo sobrinho João. Para ser original resolvi
falar-lhe para o telemóvel, e telebloguei
um grande abraço de parabéns em nome desta família do Bairro de S. Miguel, e como se pode comprovar pela foto junta, utilizei uma prática inovadora e inédita que me vou apressar a registar- o teleblog. Um grande beijinho para toda a família Bandeira que está também de parabéns e desejamos que passem um resto de dia muito bom, e com um bolo de velas para as pricesas ajudarem a apagar.

Parabéns João!

Esta é para mim a semana das festas de anos dos cunhados, e daqui da noite fria e escura vai um grande abraço cibernético de parabéns para o nosso cunhado. Os beijinhos telefónicos já seguiram, agora vão os abraços em bites e bits para completar.
Já sei que o dia foi a correr, e por isso espero que amanhã tenhas um dia mais descansado do que o de hoje!

O bronze e o aspecto regalado dos dois faz inveja! (é em Santarém, no almoço de anos do Pai).












Muitos beijinhos e abraços da delegação sueca :-)

Faz anos o João

Hoje há festa em casa de um dos Joões desta família: o João da Inês. Eu sei que ele se chama Bandeira e mais não sei quê mas, para distinguir, acaba por ser o João da Inês. Espero que haja um bolinho para a Leonor e a Mariana cantarem com a ajuda preciosa da sua (delas) mamã. Cá por mim aqui estou para dar os parabéns e a desejar muita paciência para aturar esta blogalhada toda.

12 março 2006

Lúria , o regresso.

Ontem voltei à Lúria e recordei a jornada almoçarista baratal ali realizada em Dezembro. Desta vez o pretexto foi um encontro de amigos de Tomar (destra vez eramos à volta de 35) e constituiu o 20º realizado para este fim. É muito divertido e saimos sempre de lá muito agradecidos por termos convivido todos uns com os outros naquela linda terra.
Comeu-se muito bem e nos "piritivos" até houve direito a provar magníficos pedaços de lampreia.
Lá mais para a tarde ainda fui à "Casa das Ratas", que é uma tasca à moda antiga como já não há muitas por este país fora beber uns copitos e comer tordos fritos que, além de serem proibidos pela União Europeia têm pouco que comer.
Cumprimento todos dos modos costumeiros.

10 março 2006

Muitos parabéns!

tarde e a más horas, que este post devia ter saído ontem, aqui vão os parabéns bloguistas para a Ana.
Mas mais vale tarde do que nunca, e assim cá vão muitos beijinhos de parabéns.
















À falta de fotos do dia de ontem, aqui fica uma fotografia do dia de anos da Madalena.
Esperamos que o dia de ontem tenha sido muito bom e que se repita por muitos, muitos e muitos anos.
Beijinhos da delegação sueca :-)

09 março 2006

Olá Bloguistas,
Aqui escreve aquele que menos deve contribuir para o blog, mas prometo que vou tentar mudar.
Estou aqui para informar que me asilei na maison cruz de pau, porque estou a remodelar o sotão e entre pó, andaimes, e cheiro a suor é completamente impossível de viver (apesar de achar que era possivel).
Estou divorciado geograficamente, fugiram todos para a Serra de Tomar, até os cães e os porcos da índia foram!, fiquei apenas com os animais aquáticos ( peixes, rãs e cágados) e ao fim de 2 dias, aquilo que pensava que era optimo, O silêncio, tornou-se o meu inimigo nº1, sendo assim aceitei a generosa oferta de asílo do Papo e da Nhinha para ficar uns dias.
Não percebi porque ficaram tão chateados quando entrei na cozinha com: 1 lt de leite auchan, 1 pão já comido, 1 pão de milho do museu (não sei qual, mas já tinha bolor), outro bucado de pão, e um queijo rabacal já com algumas trincas.
Para colocar a conversa em dia, apenas queria dizer o o meu cão foi atropelado por uma mota e levou 14 pontos, fiquei muito chateado porque depois de mandar o homem para o hospital e de me fazer desembolsar 180€, só leva 14 pontos!!! PORRA, devia ter levado a pontoação máxima!!!
Além disto apenas estive envolvido num pequeno acidente de viação, a minha carrinha com 3500kg enbateu na traseira de um pequeno 206 (que ficou bastante danificada), mas todos os ocupantes ficaram bem e "felizes".
Desculpem lá as incorreções ortográficas ou de construção de frases, mas estou aqui com um olho aberto e outro mal aberto.
Abraços e beijinho para todos
Espero em breve poder publicar as fotos com a evolução dos trabalhos.

08 março 2006

Parabéns ao meu afilhado


Faz hoje precisamente 39 anos que eu tive uma enorme alegria: fui tia da coisinha mais linda que se pode imaginar. Ainda me lembro da emoção, pois como foi o primeiro bébé desta geração, todos nós ficámos mais ao menos "histéricos". Eu ,assim que pude, fui para Mangualde conhecer a linda criança, munida de uma máquina fotográfica, e assim que lá cheguei comecei a fotografar a criança e sua respectiva mãe, indo ao extremo de acordar de noite quando a mãe lhe dava de mamar, e ia lá ao quarto tirar umas fotos. Não ficaram nenhuma obra de arte mas, quando as vejo e me lembro desses tempos ainda me rio com a paciência que a minha mana e o meu cunhado tiveram para me aturar. Tive mais tarde o previlégio de ser convidada para madrinha do Diogo coisa que me levou completamente á loucura. A foto junta como se percebe foi tirada no dia do baptizado e estamos os dois muito lindos... eu estou com aquele ar entre o derretido e o de grande responsabilidade que o cargo acarretava. Até hoje tenho sentido sempre pelo Diogo um amor "tial" muito grande, e por tudo o que ele me proporcionou de alegria, ao fazer de mim tia, eu lhe desejo muitos parabéns e um dia de anos óptimo junto da tua família mais próxima, que, não desfazendo, é uma categoria. muitos beijinhos querido sobrinho.

Chegada do Algarve

Cheguei agora do Algarve mais própriamente de Albufeira, onde estivémos o Luís e eu, desde domingo, e onde fomos tratar de assuntos ligados á nossa vida empresarial. Fiquei espantada com a prolífera participação dos bloguistas no respectivo. Estiveram tantos dias sem dar uma para a caixa e de repente desatam a escrever que uma pessoa até corre o risco de ter um qualquer desconxavo mental com tanta informação junta. Voltando atrás, gostaram desta da vida empresarial? Tenho que dizer assim umas coisas de vez em quando para me sentir importante. Enfim, continuando: Mano Carlinhos, só tu mesmo é que és capaz de fazer todas estas estatísticas, e é bem giro para ficarmos a saber o nosso grau de participação. O mesmo não se consegue no que diz respeito á qualidade, embora eu ache que a participação de cada um é
tão importante que, só por isso a qualidade é sempre muito boa, embora concorde que algumas pessoas que não vou nomear, têem um humor e uma fluência na escrita que nos dá um prazer acrescentado ao lê-los. Não quer isto dizer que umas intervenções são mais importantes que outras, e participo inteiramente da opinião do mano Carlos Augusto quando diz aquela tirada fantástica sobre o dever de escrever coisas no blogue e que eu não resisto a transcrever: « ler é um prazer, e darmos um prazer é um dever, e para ti escrever pode-se transformar num prazer, que é o de ter o prazer de cumprir um dever que é dar a ler o que deves escrever.» Não sei se somos todos suficientemente inteligentes para perceber esta tirada, mas vamos apostar que sim e.... escrevam que nós gostamos de ler tudo sem excepção, mesmo o que acham que tem pouco interesse. Beijos e abraços para todos.

07 março 2006

eu estou deste lado...!

confesso que a vida tem andado muito a correr, e ultimamente nem tenho tido tempo para ler o blog. mas depois é bom vir a este cantinho e ler tantos posts e comentários da familia.
a semana passada estive em terras lusas.
Foram 6dias que se passaram a correr, entre uma visita relâmpago à Rua das Rosas, e um sábado passado em Santarém. Vi, com os meus próprios olhos, os dois troncos da acácia que se partiram na tempestade de neve!...

tio Caú, como dizia o "títalú" do blog, eu estou aqui deste lado, não estás sozinho, não senhor.
A verdade é que tenho, se calhar como todos nós, um bocadinho a sensação de que não tenho nada de jeito para escrever, e os dias vão-se passando a correr, as semanas umas atrás das outras.

Por Malmo, a vida já entrou na rotina. o dia divide-se entre 4horas de aulas de sueco, 4horas de trabalho em casa para os projectos em portugal, o ginasio, os jantares, os encontros com os amigos e todas as outras coisinhas de que nem damos conta e que nos enchem o dia. Os dias começam a estar francamente maiores. Agora às 7 da manhã já é de dia e bate o sol na casa inteira, até dá pica começar o dia mais cedo. Hoje esteve um dia cheio de sol, e muito frio: -5ºC. O ar parecia lavado, de tão congelado que estava :-).

Tenho pena de não poder ver a Ronda na televisão. Depois alguém conte no blog como foi :-).
Peço desculpa da minha parte a falta de participação nos últimos tempos.
Beijinhos muito grandes a todos

Uma foto fantástica.


Cá estou eu mais uma vez, depois de ter ido à RTP fazer figura de músico, preparado para mais uma inserção. Embora me sinta muito só cá vou falando para o éter à espera que alguém me responda. (Não é éter, são bytes no ciberespaço, mas vocês percebem a ideia)
Esta fotografia pedi-a eu à minha mãe para digitalizar e não devolvi. Isto quer dizer que é de todos nós. À frente está uma menina que dá pelo nome de Avó Rufina e ao seu lado o seu pai, meu bisavô. Contava a minha mãe que ela tinha fugido para ir ao piquenique com o pai e que estava aflita que a mãe lhe chegasse a roupa ao pelo. Enquanto a pequenina burguesia comia o campesinato à volta olhava e pousava para a máquina.
Este meu bisavô era recordado pela minha mãe com muito carinho e como tocava bandolim devia ser boa pessoa. Às vezes ia assistir ao estudo de piano da minha mãe e entrava mudo e saía calado a rosnar uns assentimentos positivos. Era um querido...

Vou à RTP

Depois admiro-me eu de ser o mais bloggador. Ninguém me acompanha...
Informo, algo envergonhado, que hoje à tarde a Ronda vai tocar uma música no programa de aniversário da RTP.
Eu continuarei a escrever. Eu não desisto..

05 março 2006

Duzentos

Este é o ducentésimo "post" deste simpático "blog". Mais uma vez aqui está um balanço quantitativo da nossa participação. A qualidade é outra coisa e muitas vazes não tem a ver com a quantidade. Mais uma vez foi o mesmo palerma a meter mais assunto por aí mas não é de propósito. Tenho imensas saudades de alguns participantes mas, realmente, não vale a pena estar a fazer grande pressão. Quando alguém achar que deve escrever escreve... e pronto. Eu é que gosto tanto de vir aqui e ver qualquer coisinha que provavelmente fico chato.
No outro blog que eu tenho: http://dosquatrocaminhos.blogspot.com/ , um meliante colaborante dizia que não escrever também era um direito. É verdade, mas em todo o caso respondi-lhe:
"Claro que não escrever também é um direito. Mas ler é um prazer, dar-nos um prazer é um dever e para ti escrever pode-se transformar num prazer que é o de ter o prazer de cumprir um dever que é dar a ler o que deves escrever. Tás a ver? "
Agora a estatística dos últimos "100 post" e, entre parêntesis, os totais:
........Cbarata-.................26 (49)
........Tia Guida-...............13 (18)
........Tio Mário-...............13 (23)
........Inês-......................9 (21)
........Tia Lena-..................7 (20)
........Jéjá-........................8 (8)
........Joana-.....................7 (12)
........Nuno-......................3 (13)
........Eduardo-.................3 (9)
........Rita-........................3 (8)
........Guerra-...................2 (7)
........Miguel Aviador-.........2 (6)
........João Veras-..............1 (2)
........Guilhas-...................1 (2)
........Murat-......................1 (1)
........Miguel-.....................1 (1)
Demorámos 59 dias a fazer os 100 primeiros e 103 dias para a segunda centena.
Continuemos!!!!

Mais Zé Barata

É verdade que não tenho escrito muito, o que me desgosta, mas o certo é que a preguiça tem tomado conta do meu cérebrozinho sem o qual eu não posso colaborar com este simpático espaço. Aparentemente nunca tenho assunto mas, quando me ponho à tarefa, lá me consigo desenvencilhar.
Acho que o Zé Barata, meu pai a quem hoje me dá jeito tratar assim, tinha um sentido de humor muito adiantado para a sua época. Achava piada a coisas muito particulares e contava histórias que todos nós sabemos e que não correspondiam ao tipo de humor da sua época.
Por exemplo: Dizer que três tipos se encontravam, um português, um francês e um diabético é uma piada que só tem piada para quem tem um sentido de humor muito especial. Eu gosto. E muito...
Outra: Um sujeito era tratado indiferenciadamente por José ou por Manel e um dia alguém lhe pergunta porquê e ele explica: Quando nascemos eramos dois irmãos gémeos e puseram-nos os nomes de José e Manel. Logo depois um de nós morreu e nunca se soube se tinha sido eu se o meu irmão. Por isso umas vezes chamam-me José e outras Manel.
Estas duas histórias, que o meu pai contava, são parte da minha herança. Eu reconto-as muito e lembro-me do ar, ora sorridente ora gargalhante, que o meu pai tinha a contá-las. Que felizes saudades.

02 março 2006

Viva o Carnaval


Já é quase tarde demais para comentar o Carnaval mas... enfim cá vai: o Luis e eu fomos passar estes dias, desde sábado até terça-feira, a casa da nossa amiga Judite a Torres Vedras. Só lhes digo que fiquei espantada com a animação de rua que envolve toda a população de uma maneira verdadeiramente espantosa. É muito engraçado ver famílias inteiras - pai, mãe e vários filhos, todos mascarados da mesma coisa. Mascarados com um rigor que envolve muito trabalho de certeza, pois tudo está feito ao pormenor. A par disso vêem-se as famosas matrafonas a que eu acho uma piada muito especial porque sendo «homens de barba dura» vestem-se com roupas bem espampanantes, collants dos mais variados padrões, cabeleiras giríssimas, pestanas enormes, sapatões que a maior parte das vezes destoam de tudo isto, pois são umas botas ou ténis,embora se vejam também deselegantíssimos sapatos de salto alto com números45 ou mais. Nas lojas de pronto a vestir desta terra vêem-se coisas á venda como não se vêem noutros sítios, que servem para depois aparecerem estes mascarados com todo o aprumo. É já o terceiro ano que vamos ao Carnaval de Torres Vedras, mas como temos apanhado sempre chuva, não temos tido a percepção correcta do dito. Este ano só apanhámos chuva no sábado á noite, durante o Corço, e foi bem chato. No resto do tempo esteve um tempo lindo, com imenso sol, que deu este brilho inesperad(por mim) ao Carnaval. Ainda tivémos oportunidade de ir passear a Sta. Cruz, que é uma praia lindíssima, e se alguém não conhece deve fazer um esforço e ir até lá passear, pois não é tempo perdido Com tudo isto tenho imensa pena de não ter fotografias de mascarados para mostrar, para além desta de um muito especial, que esteve quase para ser o Rei do Carnaval de Torres Vedras. Só não foi porque não há justiça neste mundo...

Já agora --andam a fazer greve ao blog?