26 julho 2007

O meu irmão mais novo foi ali, o meu filho mais velho vai acoli!

Esta manhã, por volta das 11 horas, o guarda-marinha Miguel, acompanhado de mais 195 tripulantes, lá partiu na fragata Álvares Cabral, que integrará uma missão da Nato, juntamente com navios de outros países aos quais se juntarão no porto de Rota, em Espanha, amanhã.
Próximo destino Angola, seguindo-se Moçambique, África do Sul e já no regresso Catânia, na região da Sicília.
Em ambiente descontraído, não esquecendo obviamente, quer o protocolo, quer as tarefas de cada um, os tripulantes aproveitavam aqueles últimos minutos com familiares e amigos.
As individualidades da base acorriam ao navio para as despedidas oficiais. Entregas de última hora eram também efectuadas.
Sente-se "a família" que aquele grupo constitui.
Ficam as saudades, o desejo de que tudo corra bem e ....até dia 5 de Outubro!

Lena

Segue-se a notícia do site da Marinha, mais pormenorizada.

N.R.P “Álvares Cabral” integra a NATO
Publicado em:
2007-07-24
O NRP “Álvares Cabral” integrará a STANDING NATO MARITIME GROUP ONE (SNMG1) no período de 27 de Julho a 5 de Outubro de 2007, estando atribuído à NATO RESPONSE FORCE 9 (NRF9) até 10 de Janeiro de 2008 a fim de dar cumprimento aos compromissos internacionais assumidos.
A integração do navio ocorrerá no dia 27 de Julho no porto de Rota, em Espanha, sendo a Força Naval constituída pelos navios americano Normandy (navio chefe), holandês HMNS Evertsen, alemão FGG Sperssart, canadiano HMCS Toronto e o dinamarquês Olfert Fisher.
A participação nesta missão envolverá a Fragata “Álvares Cabral” em operações de controlo do mar, as quais revelam-se especialmente úteis no controlo de acções ilícitas (contrabando, emigração ilegal, tráfico de estupefacientes ou armas); em operações de segurança em ambientes de crise; de treino, nomeadamente luta anti-submarina, anti-aérea e anti-superfície, interagindo com as Forças Armadas de alguns países nas áreas de trânsito; e também de apoio à política externa.
Esta missão conjunta visa aumentar a capacidade da Aliança para conduzir e apoiar operações expedicionárias multinacionais conjuntas fora do Atlântico Norte, praticar a coordenação militar entre as capacidades da NATO e outros parceiros com quem esta possa vir a cooperar, permitindo o desenvolvimento de uma Recognized Maritime Picture em áreas onde os navios poderão observar padrões de tráfico marítimo fora dos modelos identificados.
O navio sai da Base Naval de Lisboa no próximo dia 26 de Julho, durante a missão praticará vários portos, destacando-se o porto de Luanda e o de Maputo.
O NRP “Álvares Cabral” é comandado pelo Capitão-de-mar-e-guerra Sousa Pereira, com uma guarnição de 196 militares, constituída por 28 oficiais, 47 sargentos e 121 praças.




4 comentários:

Anónimo disse...

Boa viagem, Miguel e aproveita bem estes "passeios". Beijinhos ca de casa.

Tio Mário disse...

E eu pela primeira vez que me despedi do Miguel (sniff sniff)....
Depois do Pedro é o Miguel, dessa geração, a ir a Angola e o 1º a ir a Moçambique.
Não sei se é o primeiro dobrar o Bojador.
Bom mar filho.

Rita disse...

Ai que fixe ter um primo (quase dois) marinheiro :)
Quanto tempo duram estas viagens todas?!
E vamos lá a ver se o senhor Guarda Marinha manda umas fotos e relatos do mar!

Anónimo disse...

Miguelito, boa viagem :D
espero que nao te esqueças: um postal de cada porto :D
**volta depressa que os fantastic four estão incompletos e têm coisas por fazer