09 janeiro 2009

A Leninha






















Esta fotografia é a minha irmã, na varanda do quarto dos nossos pais, em Outubro de 1956.
Daí por três meses ia completar três anos. Ao colo tem uma boneca de pano e a rodeá-la dois vasos de sardinheira, provavelmente pintados um de verde e o outro de vermelho, que eram um "ex-libris" da nossa casa.
Por trás vêem-se árvores, que foram há muito substituídas por prédios e, ainda, as casas da Rua da Fábrica.
Era um Outubro solarengo e com boas temperaturas(ao contrário de hoje em que Lisboa esteve com zero graus) já que, neste fim da manhã ou início da tarde, a Lena está vestida muito ligeiramente e só se perceba que não era Verão pleno pelos soquetes brancos que se vêem por baixo das sandálias.
Está bonita e com um ar saudável a minha irmã. Lembro-me dela tal e qual assim e só não tenho mais saudades porque a vou vendo de vez em quando e vou gostando do que vejo.
Faz hoje 55 anos (ia a escrever 54) e nunca me esqueço que vivi neste mundo sem ela durante menos de dois anos. Quando nasceu passámos a ser cinco mas ela foi a que esteve sempre comigo. Os outros foram-se indo embora.
Parabéns !!
ps: Afinal, vendo bem, os "soquetes" devem ser efeito da sombra do vestido. Ou não?

Posted by Picasa

6 comentários:

cbarata disse...

Sou tão burro que nem vi os amendoins (mais conhecidos pelos dedos do pé) que se vêem a sair da sandália.

Anónimo disse...

Também não estava a ver soquetes nenhuns!
Lembro-me tão bem desta série de fotografias tiradas na varanda com a boneca de corpo de pano e cara rija com grandes olhos pintados, de que eu tanto gostava.
É tão bom ter boas coisas para recordar! Ainda há pouco contava à Inês que costumávamos os dois abusar das distracções da mãe, sobretudo quando nos mandava para a cama, nós muito obedientemente despedíamo-nos e logo de seguida nos sentávamos à frente da mesa de camilha, ocultados pelas saias e ali ficávamos muito encolhidos, até sermos descobertos e corridos dali prá fora...
e assim lá conquistávamos mais 10 minutos à frente da têvê.
Tínhamos uma mãe com muita paciência, que nunca chegava a zangar-se a sério com estes "abusos", por isso repetíamos a graça sempre que podíamos.
Foste um bom companheiro de brincadeira, mesmo quando só aceitavas brincar "aos cafés" e não "às casinhas", que isso era brincadeira de meninas.
A vossa geração foi bem enganada!pensavam que lá por não brincarem às casinhas se iam livrar de o fazer quando fossem "grandes". É só vê-los agora! eles limpam o pó, aspiram, lavam, passam e até cozinham. Imaginem como seriam se tivessem querido brincar às casinhas?
Obrigado pelo post

Anónimo disse...

P A R A B É N S :) espero que tenha sido um muito bom dia e que se prolongue até dia 9 de Janeiro de 2010 **** (depois lá desejarei por mais um ano e assim sucessivamente por mais e muitos anos!!!)

Tio Mário disse...

Os post's deste blog têm características muito especiais.

Este e esperando não ser injusto com nenhum anterior é duma ternura excepcional.

Muitos parabéns ao meu querido cunhado pela inspiração.

um abraço Carlos Augusto

Anónimo disse...

é verdade sim senhor tio mário!
Chega a ser comovente! :)

MAS DESEJO UM ÓPTIMO ANIVERSÁRIO A MINHA MADRILENA (Madrinha lena, para quem não sabia!)

Beijo MUITO GRANDE!!!

Anónimo disse...

Obrigado pelos parabéns a quem ainda n tiha agradecido.
Nuno! quem sabe, se calhar era melhor ser madrilena do que tomarense?os nossos vizinhos sempre têm um nível de vida um bocado(ão)melhor do que o nosso.
Bj e obrigado em especial ao meu companheiro de brincadeiras durante uma data de anos, por ter feito um post tão docinho.