16 março 2006

Favadas....


Pois é, eu sei que não tem nada a ver, mas é só para dizer que hoje, aqui pelos confins da Suécia, que continua no mais frio dos Invernos, estou a tentar cozinhar, pela 1a vez na vida, umas FAVAS À PORTUGUESA.

Não faço ideia se sairão bem ou não.... toucinho não encontrei por aqui, tive de improvisar e comprei umas peças esquisitas de porco... no fundo, o sabor não irá dar ao mesmo...? chouriço tinha aqui um que trouxe em Janeiro, vá lá. E as favas são libanesas, da loja dos árabes...
Quem não tem cão, caça com gato ;-).
Beijinhos a todos!

5 comentários:

Tio Mário disse...

Se o que se vê na imagem é a real do prato só pode estar boa.
Conselho: a carne de porco em particular a gorda, deve ficar com sal de um dia para o outro, não só para tomar sabor de sal, evidentemente, como para ganhar consistência. O mesmo se aplica ao entrecosto que também é geralmente usado nas favas.
Os chouriços normalmente usados são para além do de carne, a cacholeira, um bocadinho de linguiça não deve atrapalhar.

Anónimo disse...

MIAUUUUUU..!

Quero provar, por isso vê se guardas um prato no congelador como a Iglo faz, e se as trazes na proxima vez que cá vieres!
Sim?

Beijinho

Miguel Aviador disse...

Estimada prima, sem querer pôr em causa os dotes culinários da cozinheira, nem tão pouco o orgulho de confeccionar tão elaborado prato em terras tão distantes, e onde de toucinho não há cheiro, deixa-me acrescentar que estás a elaborar o dito precisamente no sítio certo: pr'aí a 3000km do local onde me encontro. É que realmente, se há coisa em que não consigo meter o dente é no favilhame (excepto o de aperitivo). O que me irrita profundamente, em face do aspecto geralmente apetitoso que ostenta(como aliás o ilustrante photomaton exemplifica). Mas gostos não se discutem...

Lena disse...

Bem, estou a ver que já não posso convidar os Caldinhas para virem cá comer umas favinhas feitas por mim, que, modéstia à parte até acho que não as faço mal.
É uma iguaria a que normalmente não se é indiferente. Ou se gosta muito ou se detesta, como parece ser o caso do sobrinho que me antecedeu.
Quanto ao preparado exibido na foto, está com excelente aspecto. Quando cá vieres tens que levar os ingredientes tradicionais para utilizares quando repetires a experiência.
Já comia!

Rita disse...

Favas mmmm
Além disso, os gatos caçam melhor que os cães (que habitualmente só vão buscar ou levantar as peças de caça para algum maluco as atingir com chumbo).
Eles são é mais egoístas e é só pra eles :)