01 setembro 2010

O Decano

Completa hoje 80 anos, o Decano da nossa família, o Fernando.
Conheci-o, na Rua da Friagem no Porto, onde vivia a minha querida irmã mais velha, ainda estudante da Faculdade de Farmácia, com a Eva e a Natália, tinha eu 10 anos.
Era uma figura de respeito, bem parecido, bem falante e apresentava-se como potencial candidato à mão, e restante, da mana Xaxa. Recomendações para que nos portássemos bem e não abusássemos eram feitas de 5 em 5 minutos, pois como irmãos mais novos, se calhar mais eu do que o Carlos Augusto, abusávamos sempre que baixava a guarda.
Com o passar dos anos, a diferença de idades entre nós foi-se diluindo e hoje parecemos quase da mesma idade. Até já nos tratamos por tu, que abuso da minha parte!
Lembro-me, que lhe chamávamos o Fernandinho Lopes da Borracha. Ainda estou para perceber porquê e porque nos mandavam calar quando isso acontecia.Alguém me explica?
Daqui mando, para o meu cunhadinho, um grande beijinho de parabéns e desejos de que mantenha a actual boa qualidade física e intelectual, pelo menos por mais 20 anos,
Lena

8 comentários:

Tio Mário disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tio Mário disse...

Eu posso avançar com uma explicação.
Deve ter sido a Maria da Graça que lhe chamava Fernado Lopes o borracho.
Tu é que devias ser surda.
Parabéns Nandito e toma lá um beijito.

cbarata disse...

Estavam, agora, a jantar na Figueira da Foz.
Que belo texto que a Lena Baratinha escreveu.
Eu nem consigo compreender como é possível o Fernando ter 80. Se calhar é como aqueles africanos que eram registados uns anos depois de nascer e eram júniores até aos 28 anos. Só que ao contrário. registaram-no uns anos antes de nascer para ir para o liceu com 5 anos.

cbarata disse...

Só mais uma coisa. A palavra decano pode ser aplicada a toda a gente menos a um Barata. Barata decano soa muito, muito mal.

Lena disse...

Baratas de cana soaria bem pior!

Lena disse...

Escolham a que mais lhes agradar,
Decano:
1-Cardeal mais antigo do Colégio Cardinalício;
2-Hidrocarboneto alcano com dez átomos de carbono;
3-o mais antigo de uma classe;
4-Aquele que mais tempo resistiu às maluqueiras da Baratada sem dar em desrazoado

Tio Mário disse...

Ou como diria o nosso amigo Mourão:
"Olha lá, mas está tudo bêbado???"
(Lena essa é hilariante)

Unknown disse...

OITENTA ANOS!???
Nãaaaaaaaaa...
Vendam outra!

Eu, nas hipóteses da minha Madrilena, voto na opção 4... Desde que estive uns dias a passar férias na Amorosa com o Tio Fernando criei uma admiração especial... não sei bem dizer porquê, mas simplesmente foi aconteceu... e não me inibi de dizer aos meus primos (de tenra idade) o que tinha mudado!

Um grande Pai, Avô, Tio, e sobretudo Homem...

(A estória do coelho cá a tenho guardada!!)